Saúde Mental dos Brasileiros
- lucasdiassousa1
- 4 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

A falta de saúde mental é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, tendo um impacto profundo em suas vidas e nas vidas de pessoas ao seu redor. Curiosamente, embora muitas vezes seja associado saúde mental à ausência de doenças psicológicas (como ansiedade e depressão), sua importância vai além disso!!
Estudos mostram que a saúde mental também está ligada à capacidade de lidar com o estresse, manter relacionamentos e vínculos saudáveis, reconhecer potências e possibilitar um caminho para que se viva melhor!
Quando negligenciamos a saúde mental, perdemos não apenas o equilíbrio emocional, mas também a capacidade de viver uma vida bem vivida e poder de enfrentamento diante dos desafios cotidianos. Lembre-se, cuidar da saúde mental não deve ser uma opção, mas sim uma prioridade, essencial para viver com mais leveza e bem-estar, ok?!
Levantei algumas estimativas de estudos feitos por órgãos comprometidos e validados para que você possa compreender o impacto que o cuidado ou a falta dele tem na nossa vida mental e social.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas no mundo - uma em cada oito - apresentam pelo menos um problema relacionado à saúde mental!
Uma pesquisa realizada em Havard, EUA demonstra que as mulheres são mais tendenciosas a desenvolver transtornos mentais como depressão, fobia específica e transtorno de estresse pós-traumático. Já os homens, são mais inclinados a desenvolverem transtornos mentais relacionados ao abuso de substâncias químicas, como o álcool, além de fobias específicas e, depressão maior. Ronald Kessler, professor na Escola de Medicina de Harvard, defende que é necessário investir em saúde mental com foco particular nos jovens. “Os serviços precisam ser capazes de detectar e tratar transtornos mentais comuns prontamente e ser otimizados para atender os pacientes nessas partes críticas de suas vidas”. Leia mais em: https://veja.abril.com.br/saude/metade-do-mundo-tera-um-disturbio-mental-ate-os-75-anos-diz-estudo
Sabemos que as questões relacionadas à saúde mental afetam relacionamentos interpessoais, impactam na inclusão social, geram isolamento. Sem contar no aumento do índice de violências, abusos e suicídio – este que tem aumentado 6% a.a. entre jovens no Brasil. – no período de 2011 à 2022. Estudo realizado pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Fiocruz Bahia)
コメント